Petista assumirá a cadeira do novo ministro do Esporte na Câmara e Genoino será primeiro suplente

Suplente paulista – A posse do ministro do Esporte, Aldo Rebelo (PC do B-SP), será na próxima segunda-feira (31). Quem ocupará a vaga que o novo ministro deixará na Câmara dos Deputados deverá ser o ex-deputado estadual Vanderlei Siraque (PT-SP). Nas eleições de 2010 para deputado federal, Siraque obteve 93.314 votos. Assim, conquistou a primeira suplência da coligação formada por PT, PCdoB, PR, PRB e PTdoB, segundo o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).

Nascido em Santa Cruz do Rio Pardo, no interior paulista, Vanderlei Siraque, que é advogado licenciado do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, foi eleito três vezes vereador em Santo André, além de três mandatos de deputado estadual.

A primeira suplência será de José Genoino, que recebeu 92.362 votos na última eleição. Atualmente, Genoino é assessor especial do ministro na Defesa. Ele foi eleito seis vezes deputado federal por São Paulo e chegou a ser presidente do PT, mas renunciou após denúncias de envolvimento no escândalo do Mensalão.

Uma das tarefas de Aldo Rebelo requererá coragem: realizar uma verdadeira faxina no Ministério do Esporte. A expectativa da oposição é de que, por exemplo, o novo ministro corte na própria carne do PC do B demitindo corruptos, reforce a fiscalização no Programa Segundo Tempo e, realmente, consiga reaver os recursos desviados com o auxílio da Polícia Federal.