Senado e Câmara encerram o dia sem votação por falta de acordo e presença de parlamentares

Para depois – A Câmara dos Deputados e o Senado Federal não tiveram sessão deliberativa nesta segunda-feira (31). Apesar da convocação, os plenários das duas Casas não registraram quorum suficiente para votação. A sessão da Câmara terminou há pouco, após tentativa de acordo entre as lideranças das bancadas dos partidos. Como não houve Ordem do Dia, os deputados se revezaram em homenagear o ex-presidente Lula da Silva, diagnosticado com câncer na laringe.

O deputado federal Vicentinho (PT-SP) chegou a ler uma oração em homenagem ao líder do seu partido. Até mesmo a oposição disparou salamaleques na direção do ex-metalúrgico, mas não lembrou o episódio de Lula da Silva se deixar fotografar no final de semana com uma criança no colo em hospital paulistano. A criança com o cabelo raspado está fazendo tratamento contra um câncer.

Na Comissão Mista do Orçamento (integrada por senadores e deputados) haverá reunião marcada para as 10 horas de terça-feira (1),quando em tese serão votados os pareceres preliminares ao projeto orçamentário (PLN 28/11) e ao Plano Plurianual (PPA) 2012-2015 (PLN 29/11), informa a “Agência Câmara”.

As deliberações, no entanto, dependerão de acordo prévio das lideranças partidárias no colegiado. No caso do Orçamento de 2012, os parlamentares devem discutir um ponto sempre sensível nessa fase: o valor das emendas individuais.

No Senado Federal, também não houve votações, o que poderia antecipar a pauta por conta do feriado nacional de Finados, na quarta-feira (2). A Ordem do Dia foi aberta e logo depois fechada, pois a pauta segue trancada por duas medidas provisórias lidas no Plenário na última quinta-feira. Não houve quorum para votá-las. Ambas estão com o prazo de validade prorrogado, segundo informou a “Agência Senado”.

Na pauta, que poderá ser analisada nesta terça-feira (1), também há 24 requerimentos, dois projetos de decreto legislativo, e seis projetos de lei, além do substitutivo da Câmara dos Deputados ao projeto de lei do Senado 121/2007 – Complementar, que regulamenta a Emenda 29.