Operários da Arena Pernambuco, que sediará jogos da Copa, fazem greve por melhores condições de trabalho

Cruzando os braços – Operários que trabalham na construção da Arena Pernambuco, um dos palcos da Copa do Mundo de 2014, paralisaram as obras do estádio nesta quinta-feira (3) com greve por melhores condições de trabalho, informou o sindicato que representa a categoria. A decisão pela paralisação foi tomada em assembleia na terça feira (1). Devido ao feriado nacional de Finados, na quarta-feira, a obra foi efetivamente interrompida nesta quinta. O policiamento foi reforçado nas proximidades da obra, mas o clima no local é de aparente tranquilidade.

Os cerca de 1.500 operários reclamam das condições de trabalho e maus tratos. A decisão pela greve teria origem na demissão de dois funcionários que participavam da comissão da prevenção de acidentes e segurança no trabalho. De acordo com um dos funcionários, que falou sob condição de anonimato por afirmar temer represálias, os trabalhadores querem a reintegração dos dois demitidos.

No último dia 19 de outubro, os funcionários da Arena Pernambuco fizeram uma paralisação de advertência nas obras do estádio para reivindicar reajuste no valor da cesta básica e aumento da hora extra.

Construtora responsável pela obra, a Odebrecht não reconhece o movimento e alega que a greve acontece em meio a negociações. A Odebrecht tenta na Justiça obrigar que os trabalhadores voltem ao trabalho para não prejudicar o prazo de entrega da obra.

O estádio, localizado em São Lourenço da Mata, região metropolitana do Recife, receberá jogos da primeira fase da Copa do Mundo de 2014 e um jogo pelas oitavas de final. Trabalhadores que constroem a Estádio Nacional de Brasília também estão de braços cruzados e operários que atuam nas reformas do Mineirão e do Maracanã também já fizeram paralisações recentemente. As informações são de O Globo online.