PF quer saber se ministro viajou em jato pago por ONGs beneficiadas com verba do Ministério do Trabalho

Agulha no palheiro – A Polícia Federal investigará denúncia de que o ministro do Trabalho, Carlos Lupi (PDT), teria viajado em jato pago por ONGs que receberam, posteriormente, verbas de convênios com a pasta. De acordo com o Ministério da Justiça, o caso será apurado em inquérito já aberto pela PF para investigar irregularidades em convênios do Ministério do Trabalho com entidades sem fins lucrativos. Ouvido pela revista “Veja”, o ex-secretário de Políticas Públicas de Emprego, Ezequiel Nascimento disse que Adair Meira, controlador de duas entidades que mantêm parcerias com o ministério, pagou e acompanhou Lupi em viagens pelo Maranhão em 2009.

Depois, Adair Meira teria firmado convênio com a pasta para atender a projetos na mesma região visitada com a aeronave, diz a revista. À “Veja”, Adair disse que nunca viajou no mesmo avião que Lupi, que não tem relação com o ministro e que suas ONGs foram escolhidas pelo critérios de competência.

Em nota divulgada no último sábado (12), o ministro Carlos Lupi afirmou que esteve no Maranhão para “agendas oficiais e partidárias” e que seu transporte de Brasília a São Luís ocorreu em um voo regular. O ministério divulgou, inclusive, uma cópia do bilhete. Na nota, Lupi diz ainda que dentro do Maranhão foram utilizados veículos de filiados e aviões pequenos de responsabilidade do diretório regional do PDT do Maranhão. “A medida foi tomada para evitar que dinheiro público fosse utilizado nesta agenda”, diz a nota. Com informações do G1.

(Fotos: Grajaú de Fato)