Autoridades da Venezuela confirmam o que o ucho.info antecipou sobre a saúde de Hugo Chávez

Contra a lógica – Quando o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse que estava curado de um câncer na região pélvica e mesmo assim se submeteria a novas sessões de quimioterapia, em Havana, o ucho.info alertou seus leitores para o fato de que ninguém enfrenta um tratamento agressivo como se tomasse uma cerveja no boteco da esquina mais próxima. Na ocasião, os jornalistas deste site informaram que o tiranete bolivariano estava gravemente doente, mas com seus discursos populistas e evasivos ganhava tempo para preparar um candidato de sua confiança para disputar a eleição presidencial de 2012.

Mesmo que o tiranete bolivariano tivesse vencido as primeiras batalhas contra o câncer, o que não aconteceu, a cura só é reconhecida entre os médicos após cinco anos de nenhuma manifestação da doença. O que não significa que recidivas não ocorram após esse período. De acordo com informações divulgadas pela revista Veja em sua mais recente edição, Chávez estaria com um câncer no cólon e metástase nos ossos. O câncer ósseo levará Chávez a um calvário com alguns capítulos extras, mas o tumor maligno no cólon coloca o presidente da Venezuela em situação de risco, pois um rompimento da parede do intestino provocará uma infecção generalizada, também conhecida como septicemia, o que em alguns casos é fulminante.

O câncer faz cada vez mais vítimas, mas o grande erro de Hugo Chávez foi politizar seu estado de saúde. Enquanto a oposição venezuelana, municiada por informações do próprio governo, se preparava para a corrida presidencial do próximo ano, o inquilino do Palácio Miraflores tentava ludibriar a opinião pública, não sem antes se fazer de vítima. Uma das últimas imagens de Chávez deixa claro que o ditador do vizinho país está perdendo todos os rounds da luta contra o câncer.