Primeiro a assumir vaga depois que o STF validou a Ficha Limpa, Capiberibe toma posse no Senado

De volta à casa – A Mesa Diretora do Senado decidiu que João Alberto Capiberibe (PSB) tomará posse na tarde desta terça-feira (29). Capiberibe foi o segundo colocado nas eleições de 2010 para o Senado no Amapá. De acordo com o primeiro-secretário da Casa, Cícero Lucena (PSDB-PB), o parecer pela posse de João Capiberibe foi aprovado por unanimidade pela Mesa. “Os senadores não apresentaram nenhuma defesa e, logo mais à tarde, o senador João Capiberibe tomará posse”, informou Lucena.

Barrado pela Lei da Ficha Limpa, Capiberibe não pôde tomar posse, apesar de ter arrancado das urnas votos que lhe garantiram o segundo lugar na corrida ao Senado, em 2010. Com a posse de Capiberibe, o senador Gilvam Borges (PMDB) perderá a vaga.

João Alberto Capiberibe é o primeiro político a assumir uma vaga no Senado após o Supremo Tribunal Federal (STF)decidir que a Lei da Ficha Limpa só valerá a partir das próximas eleições, em 2012. O ministro Luiz Fux, do STF, aceitou recurso apresentado por Capiberibe contra indeferimento do registro de sua candidatura ao Senado no ano passado, com base na Lei da Ficha Limpa.