Rio de Janeiro poderá pedir declaração de bens a policiais como forma de combater a corrupção

Dinheiro a rodo – O governo do Rio de Janeiro está prestes a adotar uma medida importante. O secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, informou na segunda-feira (28) que a Procuradoria Geral do Estado está debruçada sobre um projeto que permitirá ao governo fluminense exigir declaração de bens dos policiais. “Não posso pedir a declaração de bens de uma pessoa só por pedir. Tenho que dizer por que eu quero esse documento. O que eu estou fazendo, junto à Procuradoria Geral do Estado, é a criação de um instituto jurídico chamado averiguação preliminar, para pedir a declaração de bens de um policial”, declarou Beltrame, ao ser perguntado sobre o tema durante entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura.

A proposta é absolutamente necessária para dar início à guerra contra a corrupção que emoldura o setor da segurança pública em todo o País. Se aprovado o projeto pela Procuradoria Geral fluminense, muitos casos serão elucidados com celeridade. Médico-legista no Rio de Janeiro, Daniel Ponte ousou (sic) denunciar um esquema de corrupção que campeava no Instituto Médico Legal do Rio de Janeiro. Por conta das denúncias, o médico foi obrigado a fugir com a família em função das seguidas ameaças de morte, o que o levou a pedir auxílio à Comissão de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA).

A corrupção que marca a segurança pública não é exclusividade do Rio de Janeiro. Há anos, o editor do ucho.info sugeriu ao governador Geraldo Alckmin um tour pelas delegacias da capital paulista, com o intuito de avaliar o patrimônio de alguns policiais. Como era de se esperar, Alckmin ignorou o convite deste site, pois o resultado da pesquisa seria devastador. Para contrapor, o governador de São Paulo, em sua segunda gestão, criou o “Via Rápida”, que acelera o processo de exoneração de policiais envolvidos em irregularidades.