Ex-assessor de Lupi não comparece a audiência para esclarecer viagem ao interior do Maranhão

Marcha à ré – Quando cogitou-se que poderia ser elucidada a tal viagem político-partidária do ministro do Trabalho, Carlos Lupi, ao Maranhão, Ezequiel Nascimento, ex-secretário de Políticas Públicas de Emprego do Ministério do Trabalho, frustrou muita gente. A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Depuatdos cancelou a audiência pública que realizaria na tarde desta terça-feira (29) com a participação de Ezequiel. Ele foi convidado para prestar esclarecimentos, mas informou à comissão que não poderia ir à Câmara. Como se trata de convite, Ezequiel Nascimento não é obrigado a comparecer.

Carlos Lupi teria viajado para algumas cidades em aeronave providenciada pelo diretor da ONG Pró-Cerrado, Adair Meira, com a qual o ministério mantém diversos convênios. A relação entre o ministro e a ONG ganhou visibilidade em razão de reportagens da revista Veja, que denunciaram a existência de um suposto esquema de arrecadação de propinas junto a ONGs para abastecer o caixa do PDT, partido de Lupi.

O ministro negou as irregularidades e em audiências públicas realizadas na Câmara e no Senado também afirmou desconhecer o dirigente da ONG. Desmentido pelo próprio Adair Meira, Lupi atribuiu a declaração a um “lapso de memória” e disse que caberia ao seu ex-assessor, Ezequiel Nacimento, explicar as viagens, já que ele seria o responsável por providenciar o avião.