Das pistas à prateleira – Com lugar garantido na história da IndyCar, nos Estados Unidos, o piloto brasileiro Hélio Castroneves lança nesta quarta-feira (30), em São Paulo, a sua autobiografia, batizada de “O Caminho da Vitória”. Com cerca de 280 páginas, fotos históricas e prefácio de Roger Penske, dono da equipe Penske, o livro – lançado em 2010, na Terra do Tio Sam, com o nome de “Victory Road” – chega às livrarias brasileiras através da Editora Gaia.
Dividido em três partes e dezesseis capítulos, “O Caminho da Vitória” aborda diversos momentos da vida esportiva e pessoal de Helio Castroneves, como o início de sua carreira no kart, a temporada na Europa, a chegada aos Estados Unidos e o ingresso na Indy, o contato com a Fórmula 1. Fora isso, a obra traz também detalhes da vida de Helinho fora do mundo da velocidade, como a fama conquistada após vencer a quinta edição da versão ianque do programa “Dança dos Famosos” e, principalmente, o julgamento que enfrentou, em 2009, na Justiça norte-americana, acusado, junto com a irmã Katiúcia, de evasão de divisas. Ambos foram totalmente absolvidos.
Três vezes campeão de uma das mais lendárias provas do automobilismo mundial, as 550 Milhas de Indianápolis, Helinho revela no livro os dias na Corte dos Estados Unidos e os fatos que o levaram a tão difícil momento. À sombra da repercussão internacional do caso, Hélio Castroneves usou a absolvição como combustível para retomar a carreira, para muitos já encerrada, o que aconteceu no autódromo de Long Beach.
O lançamento acontece nesta quarta-feira (30) na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, localizado no número 2073 da Avenida Paulista, a partir das 18h30.
Ficha técnica
Título: O Caminho da Vitória
Autor: Helio Castroneves
Assessoramento literário: Marissa Matteo
Edição: Editora Gaia
Lançamento: 2011
Preço: R$ 48,00