Desaba teto do novo terminal de passageiros construído pela Infraero no aeroporto de Guarulhos

Administração pífia – Logo após externar sua preocupação com o caos que reina nos aeroportos brasileiros, o secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, foi chamado, por via transversa e inominada, de “idiota” pelo então presidente Luiz Inácio da Silva, que sempre tratou com desdém e arrogância os críticos.

Depois da galhofa, Lula anunciou investimentos de R$ 5 bilhões para reformar e ampliar os aeroportos das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, mas nada do que foi prometido aconteceu. Recentemente, a presidente Dilma Rousseff anunciou a privatização de três aeroportos (Guarulhos, Viracopos e Brasília), mas o edital de licitação vem sendo adiado sistematicamente.

Como nem tudo deve ser considerado perdido, a Infraero resolveu aproveitar os terminais de carga utilizados no passado por empresas aéreas que faliram para construir, no aeroporto de Guarulhos, um terminal de passageiros remoto, distante dois quilômetros do prédio principal. Nesta sexta-feira (2), autoridades federais participavam, em Cumbica, do anúncio de medidas para evitar problemas nos aeroportos durante o período de festas natalinas e férias, foram informados sobre o desabamento do teto do novo terminal, que deve entrar em funcionamento em breve.

Esse cenário mostra que Jérôme Valcke, mesmo representando uma entidade polêmica e bisonha, estava certo ao se preocupar com os aeroportos do País, ao mesmo em que evidencia a nocividade da passagem de Lula pelo Palácio do Planalto.