Museu do Futebol será palco do lançamento de filme sobre a Democracia Corintiana

Revolução no Timão – O Museu do Futebol – instituição da Secretaria de Estado da Cultura, localizado no Estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu – será palco do lançamento do curta-metragem ”Ser Campeão é Detalhe: Democracia Corinthiana”, que será exibido no dia 8 de dezembro, no auditório Armando Nogueira. Serão três sessões, às 19h, 21h e 21h35. A entrada é gratuita e está condicionada à lotação máxima da sala.

O filme, inédito, conta com depoimentos dos ex-jogadores Sócrates, Wladimir, Zenon e Biro-Biro, do publicitário Washington Olivetto, do jornalista Juca Kfouri, dos ex-presidentes do clube Adilson Monteiro Alves e Waldemar Pires, do redator Sérgio Scarpelli, do ex-técnico Mário Travaglini e dos professores José Paulo Florenzano e Plínio Labriola.

Após quase três anos do início do projeto, elaborado como conclusão do curso de Midialogia da Unicamp, o documentário chega ao grande público por meio da DNA Filmes, do Grupo Muzy.

Durante o documentário, os diretores Gustavo Leitão e Caetano Biasi abordam de maneira clara o período inovador do alvinegro paulistano, além das quatro linhas, conhecido como “Democracia Corintiana”. Nesta época, presidente, diretoria, jogadores e comissão técnica iniciaram um diálogo aberto, onde todos participavam das decisões do clube, tendo o mesmo “peso” no voto.

Um dos líderes do movimento foi o ex-jogador Sócrates, que faleceu na madrugada do último domingo (4) em decorrência de choque séptico, quando bactérias de uma infecção alcançam a corrente sanguínea e se espalham pelo corpo.

Lançamento Democrático

O filme terá seu lançamento oficial em uma avant-première gratuita e aberta ao público no dia 8 de dezembro, no Museu do Futebol com sessões às 19hs, 21hs e 21hs35.

A sala do Museu tem capacidade de 180 lugares, portanto é recomendado a chegada com pelo menos uma hora de antecedência, para retirada de convites.

Após a primeira exibição, será realizado um debate que contará com a presença de alguns dos entrevistados do curta. No dia 9 de dezembro, o documentário estará disponível no site www.sercampeaoedetalhe.com.br e nas redes sociais do filme, reforçando a democratização à cultura.

Serviço

Lançamento do filme “Ser Campeão é Detalhe: Democracia Corinthiana”
Data: 08 de dezembro (quinta-feira)
Local: Museu do Futebol
Endereço: Praça Charles Miller, S/N – Estádio do Pacaembu – São Paulo – SP
Horário: 19h, 21h e 21h35