Efeito Lula: pelo décimo mês consecutivo, índice de inadimplência dispara em novembro

O céu é o limite – A Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), em conjunto com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), informou nesta sexta-feira (9) que em novembro a inadimplência subiu 9,46%, comparação com o mesmo mês do ano passado.

Essa é a décima elevação consecutiva contra o mesmo mês do ano anterior – comparação considerada mais adequada pela CNDL. Em relação a outubro deste ano, a taxa de inadimplência registrou queda de 12,11%. No acumulado do ano – janeiro a novembro – houve aumento de 5,69%.

“A economia está passando por um período de instabilidade devido à crise externa. Diante desse cenário adverso, consumidores e empresários estavam menos confiantes. No mais, o encarecimento do crédito, com o aumento da taxa de juros, contribuiu para a elevação no número de registros [de inadimplência]”, informaram a CNDL e o SPC Brasil.

Os dados divulgados pela CNDL/SPC Brasil apontam para um aumento de 6,51% no cancelamento dos registros de inadimplência, em comparação com novembro de 2010. Em relação a outubro deste ano, o cancelamento de registros subiu 11,55% e, na parcial dos onze primeiros meses de 2011, o crescimento foi de 5,58%.

A queda no índice de inadimplência de outubro para novembro se deve ao dinheiro do décimo terceiro salário. Dos R$ 118 bilhões despejados no mercado por conta do outrora “abono de Natal”, pelo menos R$ 35 bilhões serão destinados ao pagamento de dívidas atrasadas.

Esse cenário decorre do consumismo que tomou conta do País após o então presidente Luiz Inácio da Silva ter pedido aos brasileiros, no final de 2008, que mantivessem em níveis elevados o consumo interno, como forma de minimizar os efeitos da crise financeira gerada pela crise do “subprime” norte-americano, que recebeu o apelido galhofeiro de “marolinha”.