Tribunal de Contas do DF suspende edital e réveillon na Esplanada dos Ministérios está ameaçado

Barrado no baile – O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) suspendeu na terça-feira (13) o edital da Secretaria de Cultura visando a festa de réveillon na Esplanada dos Ministérios. Para o tribunal há indícios de combinação de valores, sobrepreço e restrição da concorrência.

A abertura da licitação estava prevista para quinta-feira (15), mas com a decisão da Justiça, a menos de duas semanas da virada do ano, a realização da festa está ameaçada.

De acordo com relatório do TCDF, a pesquisa de preços considerou os valores pagos pelo governo distrital em eventos de anos anteriores e em eventos similares realizados no Distrito Federal ou em outros estados.

O relatório do Tribunal destaca que faltam justificativas para as despesas previstas. Entre elas estão gastos considerados “estranhos à finalidade do evento”, como 2 mil coquetéis, 800 refeições e diárias de hospedagem em hotel cinco estrelas na capital do brasileiros.

Além disso, o Tribunal ressaltou que duas das três propostas apresentadas têm valores idênticos, sendo que na terceira não consta o endereço da empresa. A análise também identificou preços até 200% superiores aos praticados no mercado. O valor da festa foi estimado em R$ 4.458.300.

Na última quinta-feira (7), o governo do Distrito Federal informou que a festa da virada do ano na Esplanada dos Ministérios contaria com shows do grupo Móveis Coloniais de Aracaju, da dupla Pedro Paulo e Matheus, da bateria da escola de samba Aruc e do cantor sertanejo Michel Teló, além de uma queima de fogos de 21 minutos a partir da meia-noite do dia 31 de dezembro.