Com 236 milhões de linhas habilitadas, telefonia celular no Brasil entra em colapso e vira engodo

Alerta total – Há no Brasil mais telefones celulares em funcionamento do que pessoas. Atualmente, para cada habitante existe cerca de 1,21 celular. Ou seja, o número de celulares supera em 20% o contingente populacional. O mês de novembro encerrou com a incrível marca de 236,08 milhões de acessos na telefonia móvel, de acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O crescimento registrado foi de 19,51% em relação ao mesmo mês de 2010.

Somente em 2011, 38,54 milhões de novas habilitações foram processadas pelas operadoras de telefonia celular. Em comparação com outubro, o mês de novembro registrou 4,45 milhões de novas linhas habilitadas, o que corresponde a um crescimento de 1,92%.

Do total das linhas em funcionamento, 81,65% estão na modalidade pré-pago, enquanto 18,35% são pós-pagas. Em novembro, Alagoas e Pará romperam a barreira de um celular por habitante. Apenas Maranhão e Piauí continuam com menos de um celular por habitante.

No ranking nacional das operadoras de telefonia celular, a Vivo continua liderando com 29,6% do mercado. Em segundo aparece a Tim, com 26% de participação. A Claro aparece em terceiro, com 25,1% de participação. A Oi é a quarta, com 18,9%.

O consumo desenfreado, atrelado à necessidade de estar conectado e à obsessão cada vez maior por tecnologia, faz com que as empresas de telefonia celular batam seguidos recordes de venda de linhas e aparelhos. Com a chegada ao mercado dos chamados smartphones e tablets, o número de usuários de celulares conectados à internet cresceu assustadoramente. Em contrapartida, os investimentos das empresas em tecnologia e ampliação da rede não acompanharam a demanda. A crescente transferência de dados na rede comprometendo o sistema.

Esse intrincado cenário, recheado de números e estatísticas, mostra que comunicar-se no Brasil é um assunto que não é levado a sério. O primeiro detalhe a ser discutido emana do fato de a grande maioria dos celulares serem pré-pagos (81,65% do total), como citado anteriormente. Esse dado é suficiente para se abrir uma discussão nacional sobre o valor das tarifas cobradas dos assinantes pré-pagos, que em termos de risco nada representam às operadoras. Considerando que os clientes pré-pagos representam risco negativo às operadoras, pois pagam antecipadamente por um serviço de péssima qualidade, a tarifa deveria ser no mínimo idêntica à cobrada dos pós-pagos.

As operadoras, por sua vez, alegam que as promoções neutralizam as tarifas maiores cobradas dos usuários de celulares pré-pagos. Trata-se de uma inverdade, pois a sobrecarga do sistema derruba as ligações, obrigando o usuário a realizar diversas chamadas para concluir uma mesma conversa.

A Claro, de propriedade do milionário empresário mexicano Carlos Slim, contratou a peso de ouro dois garotos-propaganda. O ex-jogador Ronaldo Nazário de Lima, que vestiu a camisa da empresa desde os tempos em que defendia o Corinthians, e o atacante Neymar, do Santos Futebol Clube.

No rastro das comemorações de final de ano, os usuários da Claro têm sido surpreendidos com uma chamada em que Ronaldo deseja Feliz Natal aos clientes da empresa. Neymar, considerado o melhor futebolista brasileiro em atividade, é a estrela de uma campanha publicitária que invadiu as emissoras de televisão para anunciar uma tarifa reduzida.

Desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira (20) os usuários da Claro enfrentam problemas para completar as ligações. Depois de muitas mensagens informando que não há canais disponíveis, a chamada é completada após duas dúzias de tentativas.