Tiranete Hugo Chávez ignora os registros da Medicina e afirma que está “plenamente curado” do câncer

(Foto: Fernando Llano - AP)
Bola de cristal – Em Montevidéu, onde participa da Cúpula do Mercosul, o presidente venezuelano Hugo Chávez abusou da futurologia e disse aos jornalistas que está “plenamente curado” do câncer na região pélvica, diagnosticado em junho passado.

Em sua primeira viagem oficial após a descoberta do problema, Chávez como sempre não economizou palavras. “Sinto-me muito bem, passei por situações muito difíceis, mas já (estou) plenamente recuperado, não apenas do câncer e de duas operações muito complicadas que foram feitas, mas depois da quimioterapia. Isso é duro”, disse o tiranete latino-americano. “Foram-me feitos há poucas semanas plenos e completos (estudos) e não há vestígios da presença de (tumor) maligno algum nas células de meu corpo, estou pronto e assumi novamente a vanguarda da revolução bolivariana”, completou.

Chávez, de 57 anos, foi submetido a cirurgia para a retirada de um tumor, em Havana, no dia 20 de junho. Depois idas e vindas a Cuba, onde teve a guarida do sanguinário ditador Fidel Castro, o mandatário venezuelano enfrentou quatro ciclos de alguns dados vazarem para a imprensa abortou o projeto.

Ao enfrentar qualquer tipo de doença, em especial as complexas, a manutenção da autoestima e da confiança ajuda na cura e recuperação do paciente. Chávez trilha pelo caminho certo, mas é temerosa e precipitada a afirmação de que está “plenamente curado”. O máximo que o mandatário da Venezuela pode afirmar é que teve alta médica, pois a cura só será passível de gazeta daqui a cinco anos, se recidivas não ocorrerem no meio do caminho.