Apagão em SP cai na vala das desculpas e mostra que consumismo sem investimento é tiro no escuro

Luz de vela – O apagão de cerca de quarenta minutos (da 1h25 às 2h05), que na madrugada desta terça-feira (20) deixou pouco mais de mais 535 mil clientes sem energia elétrica em cinco importantes cidades da Baixa Santista (Santos, Guarujá, Praia Grande, São Vicente e Cubatão), caiu no conhecido jogo do “empurra-empurra”, como era de se esperar.

Responsável pela distribuição de energia elétrica na região, a CPFL Piratininga alega em nota que não tem culpa no episódio. A concessionária informa que o problema ocorrem em sistema externo ao da empresa.

A Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP), responsável pelo fornecimento de energia, informou em nota divulgada à imprensa que a interrupção se deu por causa do desligamento no setor de 88kV da subestação Baixada Santista. De acordo com a CTEEP, o sistema é interligado e, junto com a Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae), abastece a distribuidora local. Por conta disso, os motivos que ocasionaram a falha só serão conhecidos após análise realizada por ambas as empresas.

Quando, em dezembro de 2008, o então presidente Luiz Inácio da Silva pediu aos brasileiros para que fosse mantido em níveis elevados o consumo interno, como forma de combater os efeitos da crise originada pela bolha do “subprime” norte-americano, o ucho.info alertou para as consequências. Além da inadimplência crescente e o acelerado endividamento das famílias, destacamos o fato de que seriam necessários investimentos urgentes em infraestrutura para suportar os reflexos do consumismo impulsionado pela redução de IPI e a concessão de crédito fácil.

Entre os temas que abordamos estava a necessidade de investimentos no setor viário das grandes cidades, pois grande foi o derramamento de carros novos em todo o País, o que aumentou sobremaneira o caos que impera no trânsito de importantes metrópoles brasileiras. Mas nada foi feito, pois Lula estava preocupado em passar para a história na condição de salvador da pátria.

Outro tema aqui abordado foi o do sistema elétrico nacional. Com a chegada de 39 milhões de novos consumidores à classe média, a venda de aparelhos eletroeletrônicos disparou de forma assustadora. Por mais que esses novos aparelhos sejam ecologicamente inteligentes, por assim dizer, o consumo de energia aumentou na mesma proporção que cresceram as vendas. Alertas do ucho.info não faltaram para o perigo de seguidos e pontuais apagões elétricos, em especial em regiões de grande concentração populacional. Com a chegada do verão, que em seu preâmbulo promete ser dos mais quentes, são grandes as chances de novas falhas nos sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.

Governar um país com dimensões continentais como o Brasil não é subir no palanque para despejar sandices e populismo barato sobre a massa ignara, pois a realidade, cruel e implacável, tarda, mas não falha. Esse cenário de país de terceiro mundo que vivemos, e que tende a se repetir, mostra a extensão da nocividade da passagem de Lula pela Palácio do Planalto.