Pep Guardiola, do Barcelona, é eleito o melhor técnico de futebol de 2011

Comandante merengue – Josep Guardiola i Sala, ou simples e genialmente Pep Guardiola, foi eleito nesta segunda-feira (9) o melhor técnico de futebol do planeta em 2011. Nascido na Espanha, o catalão Pep Guardiola chegou ao Barcelona aos 13 anos de idade, permanecendo nas divisões da base do clube até 1990, quando estreou no time profissional. Aos 31 anos, Guardiola deixou o Barcelona para jogar no italiano Brescia.

Em 21 de Junho de 2007, Guardiola foi nomeado oficialmente técnico do Barcelona. Assumiu a partir da temporada 2008-2009 a equipe principal do Barcelona, substituindo o holandês Frank Rijkaard. Desde então, o competente Pep Guardiola tornou-se o maior treinador estreante de todos os tempos, superando até o lendário Johan Cruyff, conquistando nada menos que a Copa do Rei, o Campeonato Espanhol, a Supercopa da Espanha, a Liga dos Campeões da UEFA, a Supercopa Europeia e Mundial de Clubes da FIFA, na mesma temporada, inclusive conquistando diversos prêmios de melhor treinador do ano por revistas e associações de renome.

Antes de colocar Guardiola no comando da equipe principal, o Barcelona pensou em contratar o português José Mourinho, atual técnico do Real Madrid e que também disputou nesta segunda-feira o título de melhor treinador do planeta. Pep Guardiola contou com a ajuda de Johan Cruyff, que sugeriu seu nome sob a alegação de que Mourinho quebraria o clube catalão.