Sarney decide convocar comissão do Congresso para ouvir as utópicas explicações de Fernando Bezerra

Todos a postos – Presidente do Congresso Nacional, o senador José Sarney (PMDB-AP) decidiu nesta terça-feira (10) convocar para a próxima quinta (12), no plenário da Casa, reunião da Comissão Representativa do Congresso, a qual também preside. De acordo com informações da assessoria de imprensa da presidência do Senado, a reunião servirá para analisar todos os requerimentos recebidos pelo colegiado.

Diante das denúncias de favorecer o seu estado, Pernambuco, com verbas federais de combate a desastres naturais, o ministro Fernando Bezerra (PSB), da Integração Nacional, solicitou ao senador do Amapá que convocasse a comissão para explicar e esclarecer o assunto aos parlamentares. Após encontro com a presidenta Dilma Rousseff, na segunda-feira (9), Bezerra informou que telefonou para Sarney e fez a solicitação. “[A ida ao Congresso] servirá para que eu possa tirar qualquer dúvida sobre a gestão da Defesa Civil no meu estado”, ressaltou ontem o ministro.

Além disso, na última semana, o PPS protocolou requerimento cobrando do ministro explicações sobre as denúncias. Nesta terça, o PSBD e o Democratas anunciaram que também apresentarão requerimento para que Bezerra esclareça o assunto que dominou o noticiário na primeira semana de 2012.

A Comissão Representativa do Congresso – formada por oito senadores e 17 deputados indicados pelas lideranças partidárias – está de plantão desde o dia 23 de dezembro, assim permanecendo até 1º de fevereiro. Sempre convocadas pelo presidente da Comissão, neste caso o senador José Sarney, as reuniões precisam da presença de pelo menos três senadores e seis deputados.

A decisão de Fernando Bezerra se antecipar, evitando uma ação mais contundente dos partidos de oposição, faz parte da estratégia do Palácio do Planalto de sufocar mais um a crise no governo da presidente Dilma Vana Rousseff, que ainda enfrenta a maldição deixada por seu antecessor, Luiz Inácio da Silva. Blindar Fernando Bezerra é uma questão de sobrevivência política para Dilma Rousseff, uma vez que o presidente do PSB, o governador pernambucano Eduardo Campos, ter notória ascendência sobre os parlamentares do partido que atuam no Congresso Nacional. Sem contar que Eduardo Campos está de olho, não é de hoje, na principal cadeira do Palácio do Planalto.