Depoimento de Fernando Bezerra no Congresso, durante o recesso parlamentar, é encomenda palaciana

Cumprindo ordens – A reunião da Comissão Representativa do Congresso, que servirá de palco para as explicações estapafúrdias do ministro Fernando Bezerra Coelho, da Integração Nacional, é mais uma missa encomendada pelo Palácio do Planalto. Convocada pelo presidente do Senado Federal, José Sarney (PMDB-AP), que também comanda o Congresso e a tal comissão, é uma manobra palaciana para blindar Fernando Bezerra, acusado de privilegiar seu estado natal, Pernambuco, com verbas federais para o combate a enchentes. O ministro insiste em negar as acusações, mas contra fatos comprovados e números incontestáveis não há argumentos.

Essa não é uma polêmica nova na Esplanada dos Ministérios. Quando comandou a pasta da Integração Nacional durante o governo de Luiz Inácio da Silva, o peemedebista baiano Geddel Vieira Lima agiu de forma idêntica. Privilegiou a terra de todos os santos com dinheiro público destinado ao combate de tragédias naturais. E o motivo foi o mesmo que levou Fernando Bezerra a transgredir: interesses político-eleitorais. Em 2010, Geddel disputou sem sucesso o governo da Bahia.

Marcada para quinta-feira (12), a reunião da Comissão Representativa do Congresso pode dar em nada. Dos 25 integrantes da Comissão, apenas quatro são da oposição: o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) e os deputados federais ACM Neto (DEM-BA), Duarte Nogueira (PSDB-SP) e Eduardo Gomes (PSDB-TO). Os outros 21 integram a chamada base aliada, sempre obediente à ordens do Palácio do Planalto.

Confira abaixo a lista de integrantes da Comissão Representativa do Congresso Nacional

Senadores

Acir Gurgacz (PDT-RO)
Alvaro Dias (PSDB-PR)
Blairo Maggi (PR-MT)
Gim Argello (PTB-DF)
Humberto Costa (PT-PE)
José Sarney (PMDB-AP)
Sérgio Petecão (PMDB-AC)

Deputados federais

ACM Neto (DEM-BA)
Amauri Teixeira (PT-BA)
Cabo Juliano Rabelo (PSB-MT)
Chico Lopes (PCdoB-CE)
Duarte Nogueira (PSDB-SP)
Eduardo Gomes (PSDB-TO)
Hugo Leal (PSC-RJ)
Izalci (PR-DF)
Junior Coimbra (PMDB-TO)
Márcio Reinaldo Moreira (PP-MG)
Marcos Rogério (PDT-RO)
Mauro Benevides (PMDB-CE)
Paes Landim (PTB-PI)
Paulo Teixeira (PT-SP)
Rubens Otoni (PT-GO)
Sarney Filho (PV-MA)
(A vaga do PMN ainda não foi preenchida)