Taxa de juro para pessoa física é a menor desde 1995, mas é preciso cuidado com as armadilhas

Olhos abertos – A taxa média de juro cobrada das pessoas físicas em operações de crédito recuou para 6,58% ao mês em dezembro, de acordo com pesquisa divulgada pela Associação Nacional de Executivos de Finanças (Anefac) nesta segunda-feira (16). A taxa é a menor desde 1995, quando teve início a pesquisa realizada pela entidade. Em novembro de 2011, a taxa média de juro ficou na casa dos 6,67%.

Das seis linhas de crédito pesquisadas pela Anefac, apenas a do cartão de crédito ficou estável, com taxa de juro de 10,69% ao mês. O juro médio do cheque especial, por sua vez, recuou de 5,41% em novembro para 8,36% no mês passado.

No empréstimo pessoal, a taxa média recuou de 4,39% % em novembro para 4,21% em dezembro nos bancos, e de 8,88% para 8,66% nas financeiras. Em ambos os casos, as taxas foram as menores no segmento desde 1995.

No financiamento de automóveis, a taxa média de juros recuou de 2,20% para 2,18%, enquanto no comércio os juros ficaram em 5,36% em dezembro, ante 5,46% no mês anterior.

No caso dos financiamentos de automóveis, a taxa de juro poderia ser muito menor por dois motivos distintos e pouco conhecidos pelo consumidor. A primeira armadilha está na Taxa de Abertura de Crédito (TAC), que oficialmente foi banida das operações de crédito de pessoas físicas, mas continua sendo cobrada de maneira disfarçada por bancos e financeiras. O fim da cobrança da famigerada TAC resultou de iniciativa do ucho.info, mas que rendeu intimidação e processos judiciais ao editor do site. No momento do financiamento, as concessionárias, instruídas pelos bancos, embutem no financiamento o valor da TAC sem que o comprador desconfie. O diretor de um importante grupo de concessionárias da capital paulista confirmou a operação à reportagem.

Outro detalhe que deixa o financiamento de automóveis mais caro é a chamada “taxa de retorno”. Além do lucro obtido com a venda de veículos, as concessionárias de automóveis recebem dos bancos e financeiras um valor inserido no financiamento e que consta de uma tabela. Quando o financiamento de um veículo é feito diretamente na agência bancária não há a tal “taxa de retorno”.

Pessoas jurídicas

Para as empresas, a taxa média de juro também registrou recuo, passando de 3,98% em novembro para 3,87% em dezembro. Segundo a Anefac, trata-se da a menor taxa desde fevereiro de 2011.