Serra desiste de disputar a prefeitura de SP, complica o PSDB e facilita o caminho do PT

Fora da briga – Ex-governador de São Paulo e candidato derrotado nas eleições presidenciais de 2002 e 2008, o tucano José Serra, após semanas de pressão e suspense, anunciou que não concorrerá à prefeitura paulistana em outubro deste ano. Serra, que atendeu a um pedido do governador Geraldo Alckmin para que se decidisse antes das prévias de março, informou aos seus colaboradores mais próximos que está fora do páreo.

Em reunião na casa do ex-presidente municipal do PSDB, José Henrique Reis Lobo, que contou com a participação do ex-governador Alberto Goldman, do senador Aloysio Nunes Ferreira e do deputado Jutahy Júnior (BA), Serra disse que está interessado nas questões nacionais, o que pode ser interpretado como um desejo de disputar a eleição presidencial de 2014. Com essa decisão, o PSDB se afasta do PSD, do prefeito Gilberto Kassab, nas eleições municipais.

O novo cenário da sucessão paulistana obrigará o PSDB a arregaçar as mangas muito além do previsto, pois os pré-candidatos do partido são estreantes em termos de eleição majoritária. Por outro lado, a decisão de Serra favorece o candidato do PT, Fernando Haddad, que desde o primeiro momento conta com o apoio de Luiz Inácio da Silva, um profissional do palanque.