Jornal espanhol afirma que Hugo Chávez, que sofre de câncer, está com os dias contados

Fios trocados – Diferentemente do que anunciou o presidente venezuelano Hugo Chávez a respeito da sua saúde, a realidade é bem diferente. De acordo com o jornal espanhol “ABC”, Chávez tem entre nove e doze meses de vida, uma vez que fracassou a tentativa de cura do câncer na região pélvica, diagnosticado em 2011. O jornal baseou-se em relatórios médicos, os quais estariam “em poder de serviços de inteligência”. Na mesma linha do ABC está o inglês “Daily Mail”, que traz as mesmas afirmações.

A sessão de quimioterapia a que Hugo Chávez foi submetido, em novembro passado, não produziu resultados satisfatórios. Fora isso, uma eventual cura do câncer fica mais distante porque Chávez se recusa a aceitar o tratamento recomendado pelos médicos, o que obrigaria o presidente venezuelano a se afastar do cargo durante alguns longos meses. Prova disso é que Chávez cancelou uma viagem a Moscou para tratamento médico com medo de perder o controle político do país. Tal situação se deve ao fato de a oposição venezuelana ter se fortalecido nos últimos anos, ao mesmo tempo em que o modelo político adotado pelo ditador bolivariano tem fracassado seguidamente.

Apesar da doença de Hugo Chávez ser assunto de domínio público, detalhes sobre o assunto continuam sob sigilo. Até agora não se sabe quais órgãos foram afetados pelo tumor. O que se comenta com largueza é que Chávez sofre de câncer de próstata, até porque a cirurgia a que se submeteu o líder venezuelano em Cuba foi para a retirada de um tumor na região pélvica.

Para o jornal espanhol “ABC”, a saúde de Chávez piorou sobremaneira por conta de “uma metástase no tecido ósseo e na espinha dorsal”, além de um novo tumor no cólon. Em recentes aparições públicas, o líder da revolução bolivariana disse estar curado que e tentará continuar na presidência após das eleições de outubro próximo. O jornal “Daily Mail”, por sua vez, afirma que Chávez não disputará a corrida presidencial por causa da gravidade da doença.