De olho no Palácio dos Bandeirantes, PT abusa do oportunismo político para enfrentar o PSDB em 2014

(Foto: Mario Ângelo - Sigmapress-AE)
Com antecedência – Como tem afirmado o ucho.info, o PT continua focado no projeto para destronar o PSDB no mais importante estado brasileiro, São Paulo. Sem conseguir tirar a hegemonia tucana no estado, o PT retomou práticas antigas para conseguir crescer fora da capital, o que permitiria ao partido chegar à sucessão estadual, em 2014, mais estruturado regionalmente. Por isso, a conquista de um maior número de prefeituras nas eleições de outubro próximo é o cardápio da legenda.

Esse plano explica a politização da reintegração de posse da área conhecida como Pinheirinho, em São José dos Campos, no interior paulista, cidade cujo prefeito, Eduardo Cury, é do PSDB. Após o confronto entre os invasores e a Polícia Militar, que cumpriu ordem judicial ratificada pelo Superior Tribunal de Justiça, o secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, pegou carona no episódio e disse que a operação criou uma “praça de guerra” na cidade do Vale do Paraíba.

A declaração de Gilberto Carvalho é no mínimo oportunista, pois em situações piores, como as recentes inundações em Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, não houve qualquer manifestação por parte dos palacianos, preocupados com os rumos do partido a partir das eleições municipais deste ano.

Para provar o interesse do PT em conquistar o Palácio dos Bandeirantes, sede do Executivo paulista, o Palácio do Planalto tem enviado a São Paulo vários assessores e ministros do governo da presidente Dilma Vana Rousseff, que tem reforçado suas incursões no estado.