Enquete na rede mundial de computadores aponta a mineradora brasileira Vale como a pior empresa do planeta

Oscar da vergonha – A Vale foi eleita a pior empresa do planeta na seara do respeito à natureza e aos direitos humanos, pelo “Public Eye People’s”, premiação organizada pelo “Greenpeace” e “Berne Declaration” (Declaração de Berna) e que é realizada desde 2000. Por meio de enquete na internet, a Vale recebeu 25.042 votos e o resultado foi anunciado nesta sexta-feira (27), durante o Fórum Econômico Mundial de Davos. Com cerca de 800 votos a menos aparece, em segundo lugar, a Tepco, maior companhia energética do Japão, dona das usinas nucleares de Fukushima, afetadas pelo terremoto e o tsunami de 2011.

A mineradora brasileira foi escolhida por ter comprado 9% de participação no Consórcio Norte Energia S.A, responsável pela construção da usina Belo Monte, e por possuir uma “história de 70 anos manchada por repetidas violações dos direitos humanos, condições desumanas de trabalho, pilhagem do patrimônio público e pela exploração cruel da natureza”.

Concorrendo ao “prêmio”, conhecido como “Oscar da vergonha”, estava o banco inglês Barclays, a mineradora norte-americana Freeport McMoran, a coreana Samsung e a companhia suíça de sementes e herbicidas Syngenta.

Para se defender, a Vale criou um site chamado Vale Esclarece, no qual rebate ponto por ponto os argumentos que a levaram a ser indicada e eleita. “A Vale sabe que a atividade mineradora gera impactos e, por isso, atua de forma a controlá-los e reduzi-los”, diz o texto. “Em 2012, a empresa planeja investir US$ 1,65 bilhão em ações socioambientais”.