Explosão de bueiro no Rio mata trabalhador e reforça a pífia infraestrutura do país da Copa

Prova dos nove – Horas depois do desabamento de três prédios no Centro da cidade Rio de Janeiro, no último dia 25 de janeiro, a tragédia ganhou as manchetes internacionais. Importantes veículos de comunicação não apenas noticiaram o fato, mas destacaram a falta de infraestrutura do país que sediará a Copa de 2014. As notícias irritaram as autoridades cariocas e fluminenses, mas o desastre serviu para reforçar a desconfiança que há muito corre o mundo.

Para provar que nenhuma das críticas sobre o desabamento aconteceu sem fundamento, na manhã desta segunda-feira (30) um bueiro de águas pluviais explodiu na zona portuária do Rio de Janeiro, deixando uma pessoa morta e outras duas feridas. O bueiro foi pelos ares quando trabalhadores realizavam operação de soldagem em um armazém do porto carioca. A Companhia Docas informou que as áreas no porto são arrendadas por empresas e que o acidente ocorreu na área de operação da Empresa Triunfo Logística.

Quando, em outubro de 2007, a FIFA anunciou, durante evento em Zurique, que o Brasil sediaria a Copa do Mundo de 2014, o ucho.info não demorou para condenar a decisão da entidade máxima do futebol mundial, uma vez que o País não tinha, como ainda não tem, condições de abrigar eventos grandiosos. À época, o então presidente Luiz Inácio da Silva, que garantiu que o Brasil realizaria a melhor Copa da história, disse que seus críticos torciam contra o País. Não se trata de torcer contra e muito menos de exercer o ofício de profeta do apocalipse, mas apenas e tão somente traduzir em palavras a dura realidade brasileira.

O falta de infraestrutura não é privilégio do Rio de Janeiro, o principal cartão-postal do País, de todas as cidades que receberão jogos da Copa. Em São Paulo, por exemplo, a maior e mais importante cidade brasileira, sofre regularmente com as chuvas, que provocam alagamentos, destruição, queda de árvores e pane nos semáforos. Como disse certa feita o próprio Luiz Inácio da Silva, “nunca antes na história deste país”.

Confira abaixo a íntegra da nota da Companhia Docas

“A explosão na manhã desta segunda-feira no Porto do Rio aconteceu em um bueiro de águas pluviais, localizado no armazém 30, área de operação da Triunfo Logística. Um trabalhador da Triunfo morreu e outros dois ficaram feridos e foram encaminhados pela ambulância do OGMO (órgão Gestor de Mão de Obra) para o Hospital Souza Aguiar. Ainda são desconhecidas as causas da explosão.”