Pesquisa de opinião confirma notícia do ucho.info e aponta pífia aprovação de Gilberto Kassab

Prova dos nove – O esforço despendido na criação do Partido Social Democrático não rendeu ao prefeito Gilberto Kassab, da cidade de São Paulo, os dividendos políticos esperados. O alacaide paulistano, que conseguiu formar na Câmara dos Deputados uma bancada numerosa, que se bandeou para o lado do Palácio do Planalto, continua empacado em termos de aprovação popular.

De olho na disputa pelo Palácio dos Bandeirantes, sede do Executivo paulista, em 2014, Kassab tentou se aproximar do PT nas eleições municipais de outubro deste ano, mas o ex-presidente Luiz Inácio da Silva, que banca a candidatura do petista e ex-ministro Fernando Haddad, preferiu recusar as ofertas do prefeito da maior cidade brasileira. Gilberto Kassab propôs indicar o candidato a vice na chapa de Haddad, mas o PT, que também sonha em arrebatar o governo paulista, preferiu seguir carreira solo, menos por enquanto, pois alianças são inevitáveis.

Não faz muito tempo, o ucho.info noticiou que a aprovação de Gilberto Kassab estava na casa dos 20%. A nossa afirmação estava calcada não em trabalho científico, mas no mais confiável instituto de pesquisa do País. Os motoristas de táxi. Em diversos pontos da cidade colhemos a opinião desses profissionais do volante, que tanto conhecem as mazelas da Pauliceia Desvairada e sabem o que pensam os paulistanos a respeito do prefeito, além de outros temas.

A sinuca que ora se apresenta na vida política de Gilberto Kassab obriga o prefeito a buscar uma saída honrosa, sob pena de sair de cena, mesmo que por algum tempo, com baixo índice de aprovação e sem qualquer aliança de peso. Kassab é conhecido nos bastidores político como articulador competente, o que significa que uma guinada ainda é perfeitamente possível.

Na edição desta segunda-feira (30), o jornal “Folha de S. Paulo” traz os dados de uma pesquisa do Datafolha, que mostra que a gestão de Kassab tem 22% de aprovação popular. Em outras palavras, analisando os números estatísticos, o prefeito da cidade de São Paulo pouco influenciará na escolha de seu sucessor.

No contraponto da disputa antecipada, PT e PSDB patinam nas pesquisas sobre a eleição na capital dos paulistas. Enquanto tucanos e petistas ainda não decolaram, o ex-deputado federal Celso Russomanno lidera a corrida.