TSE decide nos próximos dias sobre o uso do Twitter por candidatos antes do início do período eleitoral

Hora da verdade – O Tribunal Superior Eleitoral retoma nesta semana uma vocação polêmica, que pode colocar o Brasil na trilha do futuro. A Corte eleitoral deve decidir sobre o uso da rede de microblogs Twitter por candidatos para a postagem de mensagens de cunho eleitoral. O TSE quer definir se o Twitter pode ser utilizado antes do período eleitoral, cujo início legal está marcado para 6 de julho.

Até o momento, o placar da votação está em três votos contra e dois a favor do uso do Twitter antes do início do período eleitoral. Ainda faltam os votos dos ministros Ricardo Lewandowski e Gilson Dipp. Se o TSE decidir a favor do uso do Twitter, o Brasil estará dando um passo na direção da contemporaneidade, do contrário, andará para trás de braços dados com o retrocesso, pois as chamadas redes sociais por certo são mais eficazes que a Lei da Ficha Limpa.

Independentemente de qual seja o resultado, o TSE deveria se preocupar com o uso da máquina pública em favor de candidatos apoiados pelos atuais ocupantes do poder. Essa prática é longeva e faz com que a democracia sofra com o despautério que emana do Poder Executivo a cada dois anos.