Geraldo Alckmin continua perdendo a guerra para as gangues que promovem arrastões em São Paulo

Sem saída – Recentemente, o governador Geraldo Alckmin, animado com os números da segurança pública no mais importante estado da federação, disse que os criminosos alteram o modus operandi de acordo com a repressão oficial. Uma conclusão lógica, que não explica o fracasso do Estado no combate a uma modalidade de crime que se tornou corriqueira: o arrastão.

Cada vez mais ousados, os marginais agem a qualquer hora do dia e não se incomodam com o fato de o local do crime ser próximo a uma base policial. Na noite de quarta-feira (22), ladrões promoveram um arrastão em badalada lanchonete dos Jardins, região nobre da capital paulista. Os bandidos invadiram o estabelecimento e roubaram os pertences de funcionários e clientes. A ação demorou três minutos e aconteceu a cinco quadras de uma delegacia de polícia. Até as 13 horas desta quinta-feira (23), nenhum dos criminosos havia sido preso.

Arrastões em condomínios e restaurantes tornaram-se elemento do cotidiano, tamanho é o número de ações criminosas desse gênero que acontecem na maior cidade brasileira. A situação deve piorar por ocasião da Copa do Mundo, quando a capital dos paulistas receberá apaixonados pelo futebol que desconhecem a dura realidade da cidade.