Manobra estudada – Instalado em um ministério que proporciona pouca visibilidade política, o petista Luiz Sérgio de Oliveira deixou a pasta de Pesca e Aquicultura. Luiz Sérgio, que anteriormente ocupou a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, será substituído no cargo pelo senador Marcelo Crivella (PRB-RJ).
Pouco conhecido entre os eleitores, o PRB é o partido do finado José Alencar Gomes da Silva, vice-presidente da República nos dois mandatos de Lula. A legenda abriga agrega parte da bancada evangélica no Congresso, integrou a base de sustentação do governo de Luiz Inácio Lula da Silva e engrossa a base aliada do governo da petista Dilma Rousseff.
Desde que passou a apoiar o governo de Lula da Silva até agora, o PRB jamais teve um representante na Esplanada dos Ministérios. De acordo com nota divulgada pelo Palácio do Planalto, a “mudança permite a incorporação ao Ministério de um importante partido aliado da base do governo”.
A indicação do senador Marcelo Crivella para o cargo é o primeiro passo da presidente Dilma Rousseff para turbinar a campanha de Fernando Haddad, candidato petista à prefeitura de São Paulo. Com esse anúncio, Haddad, que perdeu o apoio do prefeito Gilberto Kassab, poderá eventualmente contar com o apoio dos evangélicos da capital paulista. É difícil avaliar o resultado da mudança na pasta de Pesca e Aquicultura, mas trata-se da primeira medida em prol de Fernando Haddad, que continua como ilustre desconhecido na Pauliceia.
Confira abaixo a nota divulgada pelo Palácio do Planalto
“O Ministro da Pesca e Aquicultura, deputado Luiz Sérgio de Oliveira, está deixando o cargo depois de prestar inestimável contribuição ao governo. À frente da Secretaria de Relações Institucionais e, depois, como responsável pela pasta da Pesca e Aquicultura, Luiz Sérgio desempenhou com dedicação e compromisso com o país todas as tarefas que lhe foram atribuídas pela presidenta Dilma Rousseff.
Em seu lugar, assume o senador Marcelo Crivella, representando o PRB, partido do inesquecível ex-vice presidente José Alencar. A mudança permite a incorporação ao Ministério de um importante partido aliado da base do governo. A presidenta está segura de que, à frente do Ministério da Pesca e Aquicultura, o senador Marcelo Crivella prestará relevantes serviços ao Brasil.
O ministro Luiz Sérgio retorna à Câmara dos Deputados, onde continuará a merecer o apoio e a confiança da presidenta Dilma Rousseff e a prestar excepcional contribuição ao país.
Secretaria de Imprensa da Presidência da República”