Presentes para o Dia da Mulher têm até 80% de impostos, revela Feirão na Acisbec

Apetite voraz – No próximo dia 8 de março, quinta-feira, comemora-se o Dia Internacional da Mulher. Via de regra a lembrança da data exige presentes às mulheres mais próximas de cada um. Porém, a carga tributária que incide sobre muitos produtos não deve ser esquecida. Para lembrar o consumidor do perigo que representa o conjunto de impostos, o Núcleo de Jovens Empreendedores, no seu projeto Feirão do Imposto Permanente, expõe na sede da Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo (Acisbec), produtos relacionados ao dia dedicado às mulheres de todo o planeta.

Em terras brasileiras, a tributação vai de 15% a quase 80%. Valter Moura Júnior, vice-presidente da Acisbec, diz que o Feirão do Imposto é muito importante porque revela o que a população paga de tributos quando compra algum produto.

A pesquisa sobre a taxação de impostos levou em consideração as principais mercadorias que servem como presentes para as mulheres. Conforme o levantamento, o perfume importado é o que tem maior tributação: são 78,43% do seu preço são impostos. Em seguida, vem o perfume nacional com 69,13%, batom (57,95%), jóias (50,44%), bolsa de couro (41,52%), cinto de couro (40,62%), bota (36,17%) roupas (34,67%); almoço em restaurante (32,31%), buquê de flores (17,71%) e livros (15,52).

Alerta permanente

A Associação Comercial promoverá o Feirão do Imposto Permanente com produtos para o Dia Internacional da Mulher até o dia 8 de março e, na sequência, serão focadas mercadorias da Páscoa, presentes para os dias das Mães, Namorados, Pais e Crianças e, no final do ano, produtos natalinas. “As pessoas não sabem qual a carga tributária incidente sobre o preço das mercadorias. Para exercer a cidadania e cobrar melhores serviços do governo, precisamos conscientizar o cidadão”, finaliza Moura Júnior.