Presidente da Fiesp classifica redução da taxa básica básica de juro como tardia e insuficiente

Chegou tarde – O presidente da Federação e o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp-Ciesp), Paulo Skaf, considera que a redução de 0,75 ponto percentual na taxa Selic, anunciada pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) na noite desta quarta-feira (7), é bem-vinda, porém chega atrasada e, sozinha, é insuficiente para impulsionar a economia do País.

Depois do decepcionante desempenho da economia nacional no ano passado, com a indústria de transformação estagnada e crescimento de 0,1%, 2012 começa confirmando tendência negativa e não apresenta até então perspectiva de melhora. O resultado do levantamento da Produção Industrial Mensal (PIM), divulgado pelo IBGE, trouxe mais um resultado péssimo para a indústria brasileira: – 2,1% na comparação de janeiro (2012) contra dezembro (2011).

Diante do quadro, a Fiesp e o Ciesp voltam a ressaltar que a redução do juro e a adoção de medidas setoriais isoladas são inócuas para devolver a competitividade ao Brasil. “O governo precisa implantar um conjunto de medidas que seja capaz de mudar qualitativamente a situação da indústria. Precisamos de ações imediatas para recuperar a competitividade brasileira em relação ao câmbio, juros, custo de energia e infraestrutura para que o nosso país pare de exportar empregos”, afirmou Paulo Skaf, presidente de ambas as entidades.