De olho no pífio desempenho da economia em 2011, Copom decide reduzir a Selic para 9,75% ao ano

Para baixo – Confirmando a expectativa do mercado financeiro, o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) anunciou no começo da noite desta quarta-feira (7) a redução da Taxa Básica de Juro (Selic) para 9,75% ao ano. Trata-se da maior redução desde junho de 2009.

A decisão já era prevista por muitos analistas, em função do pífio desempenho da economia brasileira em 2011 e da necessidade premente do governo federal de estimular o consumo interno, como forma de minimizar os efeitos da crise que tem chacoalhado a União Europeia.

A redução de 0,75 ponto percentual decidida pelo Copom há instantes não significa que as taxas de juro para o consumidor final sofrerão redução. A Selic serve como parâmetro para a dívida federal e como balizador dos negócios do governo. O juro pago pelo reles tomador de crédito leva em consideração, em sua composição, a Selic, o custo do dinheiro, a inadimplência, o risco e a inadimplência. Em outras palavras, essa tal Selic cabe muito bem naquela frase “para inglês ver”.