Produção industrial brasileira recua 2,1% em janeiro e transforma em balela previsões do governo

Descendo a ladeira – Se o crescimento da economia brasileira em 2011 (2,7%) decepcionou, fazendo com que acendesse a luz vermelha no Palácio do Planalto, principalmente porque a indústria de transformação está sob estagnação e a indústria em geral avançou apenas 1,6%, novos dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (7) confirmam tendência negativa e sem perspectiva de melhora para 2012.

O resultado do levantamento da Produção Industrial Mensal (PIM), divulgado pelo IBGE, revela mais um resultado péssimo para a indústria brasileira: recuo de 2,1% em janeiro deste ano, em comparação com dezembro de 2011.

“Todas as pesquisas, incluindo as do IBGE, mostram exatamente o que temos falado há bastante tempo sobre o processo de desindustrialização que o país está vivendo. Agora só falta o governo tomar as medidas corretas para enfrentá-la. Hoje, o governo demonstra descaso com setor produtivo brasileiro”, afirma Paulo Skaf, presidente da Fiesp e do Ciesp.

Skaf cita o câmbio, os juros, o preço da energia elétrica, o spread bancário, a carga tributária, a infraestrutura deficiente e os incentivos fiscais a produtos importados (“Guerra dos Portos”) como fatores decisivos para o fraco desempenho da Indústria Brasileira. A Fiesp e o Ciesp projetam crescimento de 2,6% para o PIB do país e 0,0% para a indústria de transformação em 2012. “Mas não devemos nos conformar com isso”, diz Skaf.

“Há notícias de novas medidas sendo planejadas pelo governo. Não podemos aceitar medidas semelhantes às tomadas até aqui. Precisamos de uma ruptura com esse modelo de política econômica e industrial. Quem quer resultados diferentes, precisa tomar atitudes diferentes”, conclui.