Governador do DF destaca medidas adotadas para proporcionar cidadania e dignidade às mulheres

Tudo por elas – Foi ao ar na manhã desta terça-feira mais uma edição do programa de rádio “Conversa com o Governador”. Agnelo Queiroz abordou as políticas e ações do Governo do Distrito Federal nas questões de gênero e de defesa dos direitos da mulher. A criação da Secretaria da Mulher foi destacada pelo governador como um dos principais avanços para a valorização das brasilienses.

Durante a entrevista, que teve o tema escolhido em homenagem às mulheres pelo mês de março, o governador destacou projetos nas áreas de Segurança, Saúde, Educação e geração de renda. As ações e os resultados obtidos pelo GDF têm sido elogiados pelo governo federal. A meta é conferir dignidade e cidadania às mulheres do Distrito Federal.

Segurança

Entre as medidas para coibir a violência contra a mulher, o governador destacou o compromisso do DF no Pacto pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, coordenado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, da Presidência da República. Em Brasília, o acordo prevê, entre outras ações, a criação de um disque denúncia, por meio do número 156.

A reinauguração da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher também representou um passo importante no amparo às vítimas de violência. “A delegacia foi completamente reformada e inaugurada para oferecer condições ideais e poder acolher adequadamente a mulher, garantindo privacidade e proteção. A mulher precisa se sentir amparada e não constrangida na hora de ir à delegacia”, ressaltou Agnelo Queiroz.

Esse acolhimento também está na Casa Abrigo, que foi melhorada a fim de atender mulheres vítimas de violência doméstica e sexual, sob risco de morte. “Quando assumi o governo, a Casa Abrigo era uma verdadeira tragédia. Tinha problemas físicos, administrativos e de pessoal. Atualmente, tem um espaço físico capaz de atender entre 50 e 60 mulheres com conforto, sigilo e segurança”, disse o governador.

Saúde

Os cuidados com a saúde da mulher são uma das prioridades do governo de Agnelo Queiroz, que ressaltou a relevância do Programa de Prevenção ao Câncer de Colo de Útero e de Mama. Por meio da Secretaria de Saúde, os postos e centros de saúde que integram a unidade básica de atendimento realizam exames preventivos, como o Papanicolau.

Ao citar o câncer de mama, que registra maior incidência e mortalidade entre as mulheres, o governador fez um alerta para a importância da prevenção. “É fundamental o diagnóstico precoce no controle desse tipo de câncer para melhorar os resultados e garantir melhor sobrevida para as mulheres. A estratégia de rastreamento se dá pelo exame clínico das mamas e pela realização de mamografia”, explicou o governador, que é médico.

Agnelo Queiroz também destacou o trabalho realizado pelo GDF para levar saúde para quem mais precisa. A Unidade Móvel de Saúde da Mulher, lançada na semana passada em Ceilândia, é exemplo dessa política. “Esse foi um grande presente que nós demos no Dia da Mulher. Esse caminhão foi montado para levar atendimento para aquelas mulheres que moram em comunidades mais distantes, onde o deslocamento e as informações são mais difíceis”, informou o governador.

O caminho para eliminar a demanda por cirurgias de reconstrução mamária também está sendo traçado. Na semana passada, foi realizado o terceiro mutirão na rede pública, no qual foram operadas 57 mulheres. “Brasília será a primeira capital que não terá demanda reprimida: todas as mulheres que precisam fazer a reconstituição da mama farão a cirurgia até o final do ano”, garantiu Agnelo Queiroz.

Educação e emprego

O governador destacou, ainda, as políticas de estímulo à inserção do público feminino no mercado de trabalho, ressaltando ações como o programa de alfabetização para mulheres e os programas de incentivo à capacitação profissional da mulher, como o Qualificopa e o Programa Mulheres na Construção, que têm como objetivo a qualificação para a Copa do Mundo de 2014 e o incentivo à entrada da mulher no setor da construção civil, respectivamente. Brasília receberá, em 2014, sete jogos da Copa.