Pesquisa da CNI indica retração da produção industrial, o que reforça a temida tese da desindustrialização

Luz vermelha – Nesta quarta-feira (21), a Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou os dados da pesquisa “Sondagem Industrial”, que registrou queda pelo sexto mês consecutivo. O índice que registra a evolução da produção industrial no País ficou em 46,5 pontos em fevereiro, avanço em relação janeiro (45 pontos), mas abaixo dos 50 pontos, o que mostra retração do setor. “A atividade industrial segue desaquecida”, destaca a CNI em seu relatório.

Já a UCI (utilização da capacidade instalada) aumentou para 71% no mês passado, ante 69% em janeiro. No mesmo período de 2011, a indústria operou com 72% da capacidade. A UCI efetiva-usual, conceito que leva em conta a comparação com a média do mesmo mês de anos anteriores, ficou em 42,9 pontos em fevereiro, mantendo-se abaixo da linha divisória de 50 pontos. Em janeiro, esse indicador registrou 41,7 pontos. Em fevereiro do ano passado, a taxa foi de 46,7 pontos.

A pesquisa da CNI mostra também que o nível de emprego na indústria recuou em fevereiro, com 48,3 pontos, índice maior que os 47,1 registrados em janeiro, abaixo dos cruciais 50 pontos. Qualquer número acima desse nível representaria expansão do emprego. Outro dado preocupante da pesquisa se refere aos estoques, que aumentaram em fevereiro (52,1 pontos), índice acima do planejado.

Em 2005, o ucho.info iniciou uma série de alertas para o perigo da desindustrialização, assunto que os soberbos palacianos preferiram ignorar, enquanto se deixavam levara pela bolha de virtuosismo que Luiz Inácio da Silva vendeu aos incautos de todo o planeta. A tal bolha começa a cair e a abandonada indústria brasileira só agora começa a receber a atenção das autoridades federais. Pelo jeito, tarde demais.