Eventual decretação de feriado durante a Rio+20 pode estar relacionada à segurança

Plano B – Em sua coluna diária no jornal “O Globo”, o jornalista Ancelmo Góis publicou na edição de segunda-feira (26) nota em que afirma que o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, poderá atender a um pedido da presidente Dilma Vana Rousseff e decretar feriado nos dias 20, 21 e 22 de junho (quarta, quinta e sexta-feiras), período em que a capital fluminense sediará a Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. Caso a informação do jornalista se confirme, o carioca terá cinco dias de folga, incluindo o sábado e o domingo.

Muitos são os que até agora não entenderam a razão do pedido, mas a resposta é mais simples do que se pode imaginar. A previsão inicial é que a Rio+20 atrairá perto de 50 mil turistas, em sua grame maioria estrangeiros, que, por precaução, já bloquearam dezenas de hotéis na cidade. O contingente de pessoas equivale a 80% da capacidade do novo Estádio Mário Filho, o Maracanã, e será uma prévia do impacto que a Copa do Mundo de 2014 causará no País.

O pedido presidencial tem no máximo dois motivos: o primeiro é que com o feriado o trânsito na cidade diminui e o traslado dos estadistas e autoridades que participarão do evento será executado com mais rapidez. O segundo motivo está relacionado com a segurança dos participantes. Sem o costumeiro volume de automóveis nas ruas, a possibilidade de crimes corriqueiros diminui, assim como reduz sobremaneira a possibilidade de um atentado terrorista.

Quando a Copa do Mundo desembarcar no País, os ufanistas logo perceberão que o Brasil continua sem condições de abrigar eventos importantes e que atraem grande público.