Bolha de virtuosismo lançada por Lula começa a estourar e desemprego avança em todo o País

Fazendo água – Resultados de pesquisa realizada em sete regiões pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) apontam que a taxa de desemprego no País subiu de 9,5% em janeiro para 10,1% em fevereiro. Foi o segundo mês seguido de alta, de acordo com os dados divulgados nesta quarta-feira (28). O contingente de desempregados foi estimado em 2,248 milhões de pessoas, 137 mil a mais que em janeiro.

No balanço do mês de fevereiro foram fechadas 107 mil vagas. Entre os dois primeiros meses do ano, o setor de serviços fechou 140 mil vagas e a indústria fechou outras 20 mil. O comércio abriu 11 mil novos postos de trabalho, enquanto o setor da construção civil criou 26 mil empregos. Outros setores criaram 16 mil vagas.

O movimento de alta do desemprego mostra o quão errados estavam os ocupantes do Palácio do Planalto quando afirmaram que o Brasil passaria ao largo da crise econômica que chacoalha a União Europeia. Há anos marcada por um processo lento e contínuo de desindustrialização, o que levou o governo federal a se mexer tarde demais, a economia brasileira agora se depara com o fechamento de vagas no setor de prestação de serviços, sinal de algo vai muito mal.

A fórmula encontrada por Dilma Rousseff e seus asseclas para minimizar a crise é a mesma adotada por Lula, no final de 2008, para driblar os reflexos do maremoto econômico que nasceu a partir do “subprime” norte-americano: a aceleração do consumo interno. Acontece que consumo sem emprego é uma fórmula que não fecha, mesmo com crédito fácil e juros reduzidos.

A conclusão a que se chega, a única, diga-se de passagem, é que a bolha de virtuosismo vendida ao mundo pelo histriônico Luiz Inácio da Silva começa a estourar e a fazer estragos. Quando criticou a estratégia adotada pelo ex-metalúrgico para fugir da crise de 2008, que ele próprio chamou de “marolinha”, o ucho.info foi injustamente arremessado no rol dos que, segundo o Palácio do Planalto, torciam contra o Brasil.

Por não ser um veículo de comunicação “chapa-branca”, o ucho.info cumpre o seu papel de bem informar a partir de análises balizadas e de amplo espectro. Longe da cena política por causa de problemas de saúde, Lula continuará sendo poupado pelos companheiros que em 2003 abusaram da tese da “herança maldita”. A esses aduladores de plantão cabe uma só pergunta. Como classificar o espólio do messiânico Lula?