Lula esquece o passado, abusa da desfaçatez e posa de “bom moço” ao pé do leito de José Sarney

Vergonha zero – Na edição de segunda-feira (16), o ucho.info alertou para o viés apelativo da participação de Luiz Inácio da Silva em evento oficial na cidade de São Bernardo do Campo, no Grande ABC, ocasião em que o ex-presidente transformou o frágil estado de saúde em ferramenta eleitoral em favor da campanha de Fernando Haddad, candidato petista à prefeitura de São Paulo.

Endossar esse tipo de ação é banalizar o processo eleitoral, pois aceita-se o discurso fácil e embusteiro dos ditadores caricatos, acostumados a abusar da dramatização como forma de persuadir a parcela incauta da sociedade.

Como se fosse pouco, Lula aproveitou a tarde de segunda-feira para visitar o presidente do Senado Federal, José Sarney (PMDB-AP), internado desde o último sábado (14) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde se submete a tratamento cardiológico. E Lula fez questão de ser fotografado ao pé do leito de Sarney, como se a imagem registrada pudesse convencer quem quer que fosse. A tal foto não passa de monumental homenagem à mitomania, pois Lula, em passado não tão distante, era crítico ácido e recorrente de Sarney, chegando a discursar em São Luís contra o clã que há mais de cinquenta anos governa o Maranhão com mão de ferro.

Essa repentina e falsa adoração de Lula por Sarney surgiu quando o atual presidente do Senado evitou a apresentação de um pedido de impeachment do petista, com base no pagamento de honorários feito ao marqueteiro Duda Mendonça em conta bancária no exterior. De lá para cá, José Sarney e seu PMDB avançaram de maneira assustadora sobre a máquina governamental. Até porque, na política não existe essa história de ganhar sozinho.

Que a memória do povo é curta todos sabem, mas não se pode aceitar, em hipótese alguma, que uma imagem produzida e mentirosa sirva como anestésico da consciência dos homens de uma nação. Se fosse possível medir a aura de ambos (Lula e Sarney) no momento do registro fotográfico, por certo o Brasil se convenceria da dura realidade. Na imagem está reunido o que há de pior na seara política nacional. Dois manipuladores conhecidos que tentam passar a imagem de doces e inocentes mortais.

A torcida do ucho.info é para que os cidadãos Lula e Sarney se recuperem, pois querer o contrário seria dar à nossa alma, consciência e intelecto uma pequenez que não cabe. Contudo, se algo de errado surgir no caminho, de um ou de outro, estejam certos que terá muita gente comemorando o fim de tão descomunal desfaçatez.