Saída de Protógenes Queiroz da CPI do Cachoeira depende de decisão do senador José Sarney

Sob pressão – Delegado federal licenciado e responsável pela condução da Operação Satiagraha, o deputado Protógenes Queiroz (PCdoB-SP) estreou na CPI do Cachoeira debaixo de constrangimento. Uma questão de ordem proposta pelo PSDB questionou a legitimidade da participação do parlamentar na Comissão criada para investigar a teia de relacionamentos do empresário da jogatina Carlos Augusto Ramos.

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) leu a questão de ordem e declarou que Protógenes Queiroz pode se tornar “investigador e investigado”, por ter sido grampeado em conversas com Idalberto Matias de Araújo, o Dadá, um das peças-chave no esquema de Cachoeira. “A situação me parece absurda e não me deixa duvidas de que há grave conflito de interesses que afronta o Regimento Interno do Senado Federal e a Constituição”, afirmou o senador paraibano. A convite de Protógenes, o araponga Dadá, preso pela Polícia Federal, atuou com largueza na Operação Satiagraha.

O presidente da CPI, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), alegou que o colegiado não tem competência para tratar do assunto, pois a indicação dos membros da Comissão, por ser mista, foi do Congresso nacional. Líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PR) afirmou que levará a questão de ordem para o presidente do Congresso, senador José Sarney (PMDB-AP), que dará o veredicto final sobre o tema.