Juro: por Deus ou do banco?

    (*) Ucho Haddad –

    Há décadas, quando não se pensava em videogame ou computador, as brincadeiras resumiam-se às “amarelinha”, “cabra-cega”, “esconde-esconde” e pequenas variações. Na mesma época, juro era apenas a conjugação do verbo jurar, na primeira pessoa do presente.

    Eu juro! Foi assim que aprendi quando obrigavam-me a vestir calça azul-marinho, usar meias brancas estilo três quartos e emplastar os cabelos com “gumex”. Um tempo no qual, quão forte a ascendência da Igreja Católica sobre o ser humano, jurar por Deus poderia ser – como pregavam – um pecado. De tal forma é verdade que, diante do cometimento de tão repugnante heresia, éramos obrigados a bater por três vezes a mão na boca.

    Assim, sem saída, as crianças recorriam a uma personagem sacra para enaltecer a veracidade das infantis mentiras. A mãe. E enalteciam o coro: juro pela minha mãe! Inocente, a garotada misturava, no passado, a figura da mãe com algo que viria, no futuro, a se tornar tão profano. O juro. É bem verdade que mãe e juro formam um binômio inaceitável, mas, passível de estabelecer relação… Basta lembrar Khalil Gilbran, o responsável por imortalizar o clichê “ser mãe é padecer no paraíso”.

    Idolatrias à parte, hoje, quando economistas vivem a glória de um temporário endeusamento, a palavra juro passou a ter uma conotação “luciferiana”. Sua simples pronúncia é capaz de fazer arder, nas encapetadas chamas do mercado financeiro, os inaudíveis fiéis, ao que se locupletam os respeitados banqueiros.

    Como para o juro o céu parece ser o limite, jamais se viu tamanha e acirrada disputa por duas vogais e duas consoantes que, juntas, transformam companheiros em oponentes. No campo de batalha, abandonam as promessas conjuntas de outrora, armando-se das verdades unas de cada qual. E eles juram que estão certos.

    Enquanto a discussão campeia pelos corredores planaltinos, o presente do verbo mantém-se o de sempre. Eu juro; Tu juras; Ele jura; Nós juramos; Vós jurais; Eles juram; e os bancos cobram. E cobram juros nada divinos!

    Mas a maracutaia da contemporaneidade financeira insiste em lançar âncoras ao passado. No intricado e ludibriante “economês”, teóricos de plantão agregaram ao cotidiano o vocábulo viés. É um tal de viés de baixa e viés de alta… Egresso de um tempo em que a economia se media na caderneta do empório, e viés nada mais significava que um arremate de costura, procurei, insistentemente, a tecla viés na calculadora. E nada! As únicas que por lá permaneciam eram as nossas velhas conhecidas acompanhadas de um neologismo gráfico-capitalista. O sinal de porcentagem.

    E por falar em sinal, ao se pressionar a tecla ‘porcentagem’ a máquina de calcular treme de medo e, como se fizesse parte de uma quadrilha de assaltantes pega em flagrante delito, finda a operação, tenta ainda justificar o resultado, quase que dizendo: – Juro que não é erro. É juro!

    É exatamente nessa jura de que é juro que a história brasileira tem, nos últimos dias, transformado-se em uma injuriante catástrofe. José Alencar (cujo nome começa com “J” de juro) jurou que o juro paira além dos céus. Já Lula (que não tem o “J” de juro no nome, mas tem o vice pra lá de enviesado) vive – por conta do juro que não balança, tampouco cai – um inferno astral político.

    Como o presidente não jurou nada durante a campanha, apenas prometeu, sobra ao povo lembrar das juras que depositou nas urnas. Juras de esperança, juras de mudança, juras de confiança. E, até mesmo, juras de juro baixo.

    Enfim, se eu juro e tu juras, automaticamente nós juramos. Entretanto, com um mercado financeiro que não segue a lógica gramatical, resta-nos aceitar que o banco é juro.

    Ora, é juro de banco ou banco de juro?

    Seja lá qual for a ordem, uma coisa é certa. É juro!

    Sendo o juro algo de quem se conhece a mãe, mas se desconhece o pai, sinto-me à vontade para sugeri-lo. Afinal, o conheci – atendia por João com “J” de juro e, diga-se de passagem, muito bem. Então…

    Juro por Deus! Ops! Quase que, distraído, transgrido um dos Dez Mandamentos.

    Juro pela minha mãe. É juro!

    (*) Ucho Haddad é jornalista político e investigativo, analista e comentarista político, cronista esportivo, escritor e poeta.