Economia brasileira enfrenta solavancos, mas Planalto insiste em esconder a verdade

Falta encaixe – Nos últimos dias, o governo federal tem vivido sob a polêmica que recobre a Comissão Nacional da Verdade, apenas e tão somente porque a presidente Dilma Rousseff e seus assessores entendem que o brasileiro tem o direito de saber as verdades do passado. É certo que o cidadão precisa conhecer a história do País, mas os palacianos poderiam também não esconder as verdades a respeito do presente.

Enquanto a União Europeia sangra por causa da crise que se instalou na chamada zona do euro, o governo brasileiro insiste em afirmar que por aqui tudo avança às mil maravilhas, quando a realidade é bem distinta. A inflação dá sinais cada vez maiores de resistência, a geração de empregos cai, a indústria passa por um processo de desindustrialização, mas mesmo assim as autoridades apostam no consumo interno com forma de minimizar os efeitos colaterais da crise europeia.

Para tal o Palácio do Planalto anunciou, não faz muito tempo, medidas de estímulo ao consumo, que ainda não surtiram efeito. De igual modo, o governo vem pressionando os bancos privados em relação à redução das taxas de juro ao consumidor, mas esse movimento também não produziu efeitos práticos. Tanto é assim, que ainda nesta semana a presidente deve anunciar novas medidas de incentivo ao consumo, em especial para os setores de automóveis e da construção civil.

Essa cortina de fumaça que os palacianos criaram para fingir que tudo está bem há de passar e o povo brasileiro será atingido pelos resíduos do estouro da bolha de virtuosismo lançada pelo então presidente Lula, que deixou uma herança maldita impressionante, da qual nenhum petista ousa falar.