Luiza Erundina esquece os motivos que motivaram sua saída do PT e pode ser vice de Fernando Haddad

Rasgando o discurso – Ainda empacado em irrisórios 3% de intenção de voto nas pesquisas de opinião para a prefeitura de São Paulo, o ex-ministro Fernando Haddad (PT) espera um sim da ex-prefeita e deputada federal Luiza Erundina de Sousa, indicada pelo PSB para vice na chapa do petista.

O acerto final entre Luiz Erundina e o PT deve acontecer nas próximas horas, mas é certo que a deputada aceite a missão de tentar alavancar Fernando Haddad, candidato imposto por Lula à revelia de muitos integrantes do Partido dos Trabalhadores, começando pela senadora Marta Suplicy.

Pessoa séria e política respeitada, Luiza Erundina tem boa penetração na periferia paulistana, o que deve favorecer Haddad, que até agora não conseguiu convencer o eleitorado da maior cidade brasileira. Paraibana de Uiraúna, Erundina, 77 anos, sucedeu Jânio da Silva Quadros na prefeitura de São Paulo ao vencer a eleição de 1988.

Se por um lado a chegada de Erundina pode acrescentar algo à campanha do candidato petista, por outro dará munição aos adversários de Haddad, uma vez que há muito tempo deixou o PT por discordar dos caminhos adotados pela legenda e por não encontrar espaço para avançar politicamente.

No caso de Luiza Erundina aceitar oficialmente a missão, o PT precisará correr para que o PCdoB, que apostava na possibilidade de indicar o vice de Haddad, não confirme a candidatura do vereador Netinho de Paula, cujo índice de rejeição é considerável.