Líder do PPS quer a convocação de prefeito petista que negocia com Carlinhos Cachoeira

Sem saída – O líder do PPS na Câmara, deputado federal Rubens Bueno (PR), apresenta nesta segunda-feira (2), na CPI do Cachoeira, requerimento para convocar o prefeito de Palmas, Raul Filho (PT). Em vídeo apreendido com a quadrilha do contraventor e divulgado no domingo (1) pelo dominical Fantástico, da Rede Globo, o petista é flagrado negociando dinheiro e auxílio para sua campanha com Carlinhos Cachoeira. Em troca, Raul Filho oferece uma série de facilidades para o contraventor goiano se infiltrar no governo de Palmas, principalmente em contratos de obras públicas.

“O vídeo é claro. O prefeito do PT oferece vantagens em troca de dinheiro para sua campanha e abre as portas da prefeitura para a quadrilha. Não há como rebater o conteúdo. Raul Filho precisa se explicar na CPI”, defende o líder do PPS, que acredita que outros vídeos apreendidos em poder da quadrilha podem revelar os bastidores das negociações entre a quadrilha e diversos governos.

O deputado também espera que a base do governo não tente impedir a convocação do petista, como vem fazendo no caso do ex-diretor do Dnit, Luiz Antônio Pagot, e do dono da Delta Construção, Fernando Cavendish. “Acredito que possamos aprovar a convocação já na próxima quinta-feira, quando teremos uma reunião administrativa. O relator já adiantou à imprensa que o prefeito precisa se explicar. Isso já é um bom sinal”, avalia Rubens Bueno.

Os vídeos

No vídeo, Raul Filho diz a Cachoeira: “Palmas tem uma série de oportunidades a serem exploradas, no campo imobiliário, nos transportes. […] Essa composição depende de vocês, em que áreas vocês querem atuar”.

Durante a conversa, o contraventor sugere pagar um show na reta final da eleição e também se oferece para contribuir com dinheiro. Em outro vídeo, que registra o encontro entre Cachoeira e uma pessoa identificada pela polícia como assessor de Raul Filho, os dois combinam o pagamento de R$ 150 mil e uma “aposentadoria”.

“É comprometer esses R$ 150 mil e o show com coisas palpáveis. Vai acontecer o seguinte, nós vamos tentar fazer isso, certo? Porque se eu puder ter uma aposentadoria e o Raul ter uma, tudo bem”, diz o suposto assessor.

Na gravação do primeiro encontro com Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira, o então candidato petista fala de um projeto de poder não apenas na capital tocantinense, mas no estado. Essa fala é um apêndice do plano do PT de instalar no Brasil uma ditadura civil, nos moldes da que vem sufocando a liberdade dos cidadãos na vizinha Venezuela.