Japão reativa usina nuclear

Sem alternativa – A energia nuclear voltará a ser fornecida no Japão até a próxima quarta-feira (4). Desde o acidente de Fukushima, em março de 2011, em que um reator explodiu e houve vazamento de radiação, todos os equipamentos foram, aos poucos, sendo desligados.

Há dois meses o país já não usava a energia nuclear para abastecer a rede elétrica. Isso porque os 50 reatores nucleares comerciais do Japão foram totalmente desligados. Mas, a alegria dos japoneses, contrários a este tipo de energia, durou pouco. No último domingo (1), um reator começou a operar.

Para evitar a fissão nuclear do reator principal número três em sua usina em Ohi, no leste do Japão, as varas de controle foram removidas pela Kansai Electric Power. De acordo com o um porta-voz da companhia, após a energia começar a ser fornecida, a capacidade plena do reator será alcançada em quatro dias.

A notícia de que o reator seria reativado não foi bem recebida. Protestos tomaram conta das ruas. De acordo com a imprensa local, aproximadamente 650 manifestantes entre gritos e danças se concentram próximo à prefeitura de Fukui durante o fim de semana. Aproximadamente cem pessoas tentaram bloquear a entrada principal da usina.

Também de acordo com o porta-voz da Kansai Electric, o reator número quatro voltará a funcionar ainda neste mês. A previsão é que esteja em funcionamento até o dia 24.

Segundo o jornal Nikkei, representantes do Ministério do Comércio e da Indústria estudam a possibilidade de as maiores empresas de energia do Japão repassarem aos consumidores os custos do acidente nuclear de Fukushima. Isso seria feito pelo aumento das tarifas. (Do CicloVivo com informações do Estadão)