Vírus detectado pelo FBI pode deixar milhares de internautas sem conexão

Praga virtual – Milhares de internautas ao redor do planeta podem estar sem conexão com a rede mundial de computadores nesta segunda-feira (9), como explica Jacqueline Lafloufa no Blue Bus. A praga virtual, DNS Changer, que se instalou em inúmeros computadores a partir de 2011, “hackeava” PCs e Macs, gerando seguidos cliques em anúncios, o que ocorria por meio do redirecionamento dos equipamentos infectados para outros servidores.

Sites como os do FBI, Facebook e Google, além de diversos provedores de internet e de empresas de segurança, vinham alertando os usuários sobre o problema, como também orientavam sobre as maneiras de corrigir a falha.

Estatísticas recentes mostram que pelo menos 300 mil computadores ainda registram a presença do tal vírus. No ranking dos países com computadores infectados, o Brasil ocupa a décima terceira posição, com mais de 6 mil sistemas ainda utilizando os servidores que serão desligados, de acordo com dados do “DNSChanger Working Group”. O Estados Unidos lideram a lista com 69 mil computadores infectados. Em novembro de 2011, pelo menos 4 milhões de máquinas estavam contaminadas em mais de 100 países.

O FBI decidiu manter os servidores ativos porque, caso contrário, milhares de pessoas ficariam offline. Enquanto isso, um comunicado foi divulgado, assim como foram disponibilizados sites para que os internautas verifiquem se seus computadores foram infectados. Como a manutenção dos servidores ficou cara demais, eles serão desativados, e isso será feito nesta segunda-feira.

Checagem rápida

Usuários da internet podem verificar se seus equipamentos estão infectados com o vírus na página do “DNS Changer Work Group”. Na página do “Anti-Botnet-Advisory Centre” também é possível fazer um teste para verificar, com base no IP, se o seu computador está contaminado. A McAfee, conhecida fabricante de antivírus, também disponibiliza uma ferramenta de verificação.