220 mil investidores negociarão “Tesouro Direto” no home broker

Na palma da mão – As recentes oscilações da Bolsa, o que, para muitos, é sinônimo de boas oportunidades de negócios, fizeram com que uma parcela importante de investidores menos experientes diminuísse seus investimentos no mercado de renda variável. Em maio de 2011 eram 607 mil pessoas físicas na Bolsa e agora são apenas 576 mil.

Aqueles que migraram para a poupança ficaram frustrados com as mudanças nas regras de rendimento ocorridas no mês passado, pelas quais o rendimento deste tipo de aplicação fica limitado a 70% da taxa Selic mais TR.

Ainda pouco difundido entre os brasileiros, porém conhecido entre os aplicadores de BMF&Bovespa, está o Tesouro Direto. Basicamente, são várias modalidades de títulos emitidos pelo Tesouro Nacional que podem ser adquiridos diretamente pelo investidor comum, com ótima rentabilidade quando comparados às rentabilidades de outras modalidades de investimentos de renda fixa.

Além do baixíssimo risco, pois a aplicação é garantida diretamente pelo Governo brasileiro, esta modalidade de investimento tem ótima performance e liquidez assegurada através da recompra semanal realizada pelo Tesouro a preços de mercado. Os títulos com vencimento em junho que menos renderam, indexados a taxa Selic, tiveram um saldo positivo de 10,86% nos últimos doze meses. O de maior rentabilidade foi um título indexado ao IPCA, com rendimento positivo de 27,82%. Este tipo de aplicação tende a crescer e se popularizar cada vez mais, pois exige investimento mínimo de R$ 30,00 para aplicações agendadas e R$ 80,00 para compras avulsas.

As corretoras de valores já enxergaram que, para manter os seus clientes, precisam diversificar a sua linha de produtos, principalmente aqueles de renda fixa. “É muito menos custoso manter um cliente atual do que captar um novo. Por isso, a ampliação da oferta de novos serviços aos investidores acostumados ao mercado de ações tem sido muito bem aceita pelas instituições”, explica Raphael Juan, diretor de Produtos e Mercados da CMA, multinacional líder em soluções de negociação eletrônica para os mercados financeiros e de commodities e a número 1 em sistemas de Home Broker na América Latina.

Nos últimos meses, explodiu a procura pela integração das soluções de Home Broker com a negociação do Tesouro Direto. “Estamos integrando a negociação no Tesouro Direto aos Home Brokers das corretoras. Até o final de 2012, concluiremos a implantação deste módulo de negociação em mais de 15 Home Brokers, beneficiando cerca de 220 mil investidores finais, ou seja, aproximadamente 38% do mercado de pessoas físicas que negociam na Bolsa diretamente de suas casas, escritórios ou de qualquer lugar com acesso à internet”.

O executivo ainda afirma que este projeto impactará diretamente nos volumes de negócios. “Imagine que milhares de investidores terão, do dia para a noite, a facilidade de operar com os papéis do Tesouro Direto na mesma tela em que negociam suas ações. Um grande diferencial é que a corretora poderá oferecer aos seus atuais clientes. Além disso, investidores interessados hoje somente no Tesouro Direto podem ser apresentados para a plataforma de compra e venda de ações, ampliando o consumo de serviços da corretora”, lembra Juan.