Rede Globo faz aposta errada e leva ao ar pífia entrevista de Rosane Malta, ex-Collor de Mello

Decadência total – O que esperar de um programa enfadonho e decadente como o dominical Fantástico? Nada, absolutamente nada, pois o folhetim eletrônico da Vênus Platinada é uma versão melhorada dos programas popularescos que entopem a grade de programação das emissoras de televisão durante a semana, co

A tão esperada entrevista de Rosane Brandão Malta, ex-Collor de Mello, foi um fiasco sem precedentes. Enquanto a emissora da família Marinho tentou conquistar alguns pontos extras de audiência com o depoimento, a ex-primeira-dama buscou dar visibilidade a um livro a ser lançado em breve e previamente fadado ao fracasso.

As revelações de Rosane Malta, consideradas pela Globo devastadoras, nada de novo trouxeram. Ratificaram, apenas, o que nove entre dez brasileiros sabem com largueza: que a política é um universo polêmico, onde corrupção e sordidez se comprazem a cada minuto.

O fato de Fernando Collor de Mello ter se valido de rituais de magia negra em nada compromete a sua comprometida história. Que Paulo César Farias, o PC, comandava os negócios escusos da República, à época, também não é novidade.

Rosane se rotula como um arquivo vivo e disse temer que algo lhe aconteça após a entrevista concedida ao folhetim platinado. Se o que foi dito for motivo para um atentado, por exemplo, há no País muito mais pessoas em perigo do que se imagina. Se de fato a ex-primeira-dama é um arquivo vivo, muitas informações sigilosas sobre o governo Collor e as transgressões cometidas a partir da Casa Dinda ainda não vieram a público.

Desde que a CPI do Cachoeira passou a funcionar, o sempre destemperado Fernando Collor reforçou sobremaneira seus ataques à imprensa nacional, como se os meios de comunicação fossem culpados pelo impeachment que o ejetou do Palácio do Planalto. Surreal, a entrevista não serviu para divulgar a obra da convertida Rosane Malta, mas para dar mais combustível ao comportamento nada diplomático, para não dizer doentio, de Collor. Se o objetivo da Rede Globo era audiência extra, melhor seria resgatar no baú a entrevista de Pedro Collor, que sem piedade revelou os escândalos de corrupção que marcaram o governo do irmão Fernando. Enfim…