Londres vai barrar marcas não patrocinadoras na Olimpíada

Clube privado – Os espectadores que forem torcer nos Jogos Olímpicos terão de tomar cuidado com o que estão vestindo, comendo e bebendo. Segundo matéria divulgada no último sábado (21) pelo Daily Record, pessoas usando roupas com logos de marcas não patrocinadoras ou consumindo algum produto de uma empresa rival poderão ser barrados na entrada.

O presidente do Comitê Organizador dos Jogos de Londres 2012, Sir Sebastian Coe, disse que vetará nos estádios a presença de pessoas que fizerem propaganda de marcas que não patrocinem o evento. Por exemplo, quem estiver usando uma camiseta em que o logotipo da Pepsi apareça será convidado a se retirar, visto que a Coca-Cola é patrocinadora.

Coe, que é ex-atleta, explicou que a medida visa proteger os milhões investidos pelos patrocinadores. Algumas ações preventivas poderão ser tomadas, como colocar lanches e salgadinhos em sacolas ou potes transparentes.

Lógica zero

A matéria cita alguns casos como um outdoor gigante com o logo da Nike sendo retirado, um café local tendo de remover uma decoração feita de rosquinhas que representava os anéis olímpicos e um açougueiro que teve a mesma ideia, só que com salsichas.

Sebastian Coe pode defender a ideia que bem entender, mas cercear o direito de ir e vir dos cidadãos é algo que ferem sobremaneira o espírito democrático dos Jogos Olímpicos. Por outro lado, exigir que os que forem acompanhar os Jogos tenham roupa “adequada” é interferir na privacidade alheia. Esse assunto tem motivos de sobra para acabar nos tribunais, se é que ainda dá tempo. Mas uma coisa é certa: será caso de polícia. (Da redação do ucho.info e do AdNews)