Pagos por partidos políticos, alguns advogados do Mensalão do PT devem ser surpreendidos com condenação

Caixa forte – Na noite de segunda-feira (6), o ucho.info conversou com um conhecido criminalista que atuou na CPI dos Correios e que costumeiramente é chamado pelo Partido dos Trabalhadores, processo investigatório parlamentar que desaguou na Ação Penal 470, também conhecida como Mensalão do PT, em julgamento no Supremo Tribunal Federal.

Ao editor o advogado reconheceu a forma acertada como este noticiou o desapontador desempenho dos advogados no primeiro dia da fase destinada à defesa. Para o nosso entrevistado, que por questões profissionais preferiu ter o nome poupado, os advogados dos réus José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares deixaram a desejar. A decepção maior foi com o criminalista Arnaldo Malheiros Filho, tido como um integrante do primeiro time de advogados brasileiros, conhecido por suas atuações convincentes.

De todos os cinco advogados que participaram do julgamento na segunda-feira, o único elogiado foi Marcelo Leonardo, que defende o publicitário mineiro Marcos Valério Fernandes de Souza, apontado como o principal operador do Mensalão do PT. Contudo, Leonardo errou ao insistir na tese de que a compra de apoio parlamentar não existiu, mas, sim, um caixa 2 de campanha.

Condenação aguardada

Enquanto os advogados cumprem o combinado e negam a existência do esquema criminoso de cooptação de parlamentares pelo governo do ex-metalúrgico Lula, as opiniões nos bastidores do Direito são quase uníssonas. Queiram ou não os mensaleiros, a tendência é que o STF condene à prisão os principais acusados de envolvimento no caso. Essa á a opinião do nosso entrevistado, para quem a fraca participação de alguns advogados comprometeu o futuro dos réus.

Quem paga

Como largamente noticiado por este site, a grande incógnita ao longo do processo do mensalão é quem paga os honorários dos principais advogados que atuam no caso, uma vez que oficialmente os réus não têm recursos suficientes para fazer frente aos valores cobrados, que em alguns casos chega à casa dos R$ 4 milhões. No caso dos réus mais destacados em termos políticos, a defesa este sendo custeada pelos partidos. Assim foi em todos os escândalos da era Lula que atingiram companheiros do PT.