Agnelo Queiroz cobra esclarecimentos sobre acidente no Estádio Mané Garrincha

Marca do pênalti – O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), comandou reunião na tarde de terça-feira (7) com representantes do Consórcio Brasília 2014, responsável pela construção do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, para cobrar esclarecimentos sobre as circunstâncias do acidente ocorrido ontem no canteiro de obras.

Na reunião, representantes do Consórcio apresentaram ao governador dados dos procedimentos adotados no canteiro de obras do estádio, que apontam para a preocupação com a segurança do trabalhador.

Segundo o Consórcio, a área de segurança do Consórcio se reúne diariamente com as equipes de trabalhadores para discutir os procedimentos e as atividades com a meta de evitar situações de acidentes. Isso porque a obra do estádio tem o mais alto nível no ranking de risco – no Brasil, as obras são classificadas entre os níveis 1 e 4. O estádio está enquadrado no nível 4, por isso o cuidado redobrado com a segurança.

No fim da noite de ontem, o governador também visitou os cinco operários feridos no acidente. Ele esteve com as vítimas e seus familiares por quase uma hora, no Hospital de Base.

Agnelo Queiroz determinou rigor na investigação do caso, bem como a garantia de que os operários feridos receberão todo o atendimento médico necessário. O governador também solicitou ao Consórcio Brasília 2014 a adoção de todas as providências que se fizerem necessárias para apuração dos fatos, bem como de apoio aos trabalhadores acidentados e suas famílias.

Boletim médico

De acordo com o último boletim médico divulgado nesta terça-feira pela Secretaria de Saúde, o estado de saúde dos cinco operários é estável, e eles não correm risco de morte. Um trabalhador passou por três horas de cirurgia para corrigir uma fratura exposta na tíbia esquerda e lesões na bacia e nos tornozelos. Neste momento, ele está sendo transferido para a enfermaria do hospital. Dois operários receberam alta médica pela manhã. Outros dois permanecem à espera de parecer do setor de neurocirurgia. A previsão é de que o próximo boletim seja divulgado após o meio-dia de quarta-feira.

O caso foi registrado na 5ª Delegacia de Polícia, e, desde a manhã de hoje, é realizada perícia no local do acidente – por isso, hoje não houve expediente no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha